Bibliographies: 'Meio aquático' – Grafiati (2024)

  • Bibliography
  • Subscribe
  • News
  • Referencing guides Blog Automated transliteration Relevant bibliographies by topics

Log in

Українська Français Italiano Español Polski Português Deutsch

We are proudly a Ukrainian website. Our country was attacked by Russian Armed Forces on Feb. 24, 2022.
You can support the Ukrainian Army by following the link: https://u24.gov.ua/. Even the smallest donation is hugely appreciated!

Relevant bibliographies by topics / Meio aquático

Author: Grafiati

Published: 5 September 2021

Last updated: 11 February 2022

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Contents

  • Journal articles
  • Dissertations / Theses
  • Books
  • Book chapters
  • Conference papers

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Meio aquático.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Meio aquático"

1

Graef, Fabiane Inês, and Luiz Fernando Martins Kruel. "Freqüência cardíaca e percepção subjetiva do esforço no meio aquático: diferenças em relação ao meio terrestre e aplicações na prescrição do exercício - uma revisão." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 12, no.4 (August 2006): 221–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922006000400011.

Full text

Abstract:

A intensidade na qual o esforço é realizado constitui um aspecto fundamental na elaboração e no controle de qualquer programa de exercícios. Atividades conduzidas nos meios terrestre e aquático apresentam especificidades distintas; aspectos como volume do corpo imerso, posição corporal e temperatura da água levam o organismo a condições diferenciadas daquelas observadas no meio terrestre, assim influenciando os indicadores de intensidade do esforço. Considerando que freqüência cardíaca e percepção subjetiva do esforço são os indicadores mais utilizados no controle da intensidade do esforço em exercícios aquáticos, a presente revisão objetiva analisar as principais alterações que ocorrem nessas variáveis em condição de imersão, comparando com o meio terrestre, bem como as implicações dessas alterações na prescrição do exercício. Para tanto, são apresentadas as principais alterações decorrentes de situações de repouso e exercício, na corrida e no ciclismo aquáticos, na hidroginástica e na natação. Por fim, são tecidas algumas considerações acerca das implicações dessas alterações na prescrição do exercício, bem como algumas estratégias para utilização dessas variáveis em sessões de exercícios no meio aquático. Em relação à freqüência cardíaca, pode-se concluir que ocorre redução nos batimentos cardíacos durante a imersão, influenciada pela temperatura da água, pela profundidade de imersão, pela ausência ou presença de esforço, pelo tipo e intensidade do exercício. Tal redução deve ser considerada ao utilizar esse indicador de intensidade do esforço no meio aquático. Quanto à percepção subjetiva do esforço, a escala de Borg parece ser uma opção adequada para o controle da intensidade de exercícios aquáticos, considerando-se as recomendações inerentes a sua aplicação.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Matias, Ana Rita. "A PSICOMOTRICIDADE EM MEIO AQUÁTICO." Revista de investigación en Actividades Acuáticas 2, no.4 (2018): 68–69. http://dx.doi.org/10.21134/riaa.v2i4.1539.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Matias, Ana Rita. "A PSICOMOTRICIDADE EM MEIO AQUÁTICO." Revista de Investigación en Actividades Acuáticas 2, no.4 (September30, 2018): 68–69. http://dx.doi.org/10.21134/riaa.v2i4.408.

Full text

Abstract:

A Psicomotricidade ao incutir um olhar global e integrador sobre as diversas dimensões do desenvolvimento do individuo, permite uma união entre a expressão corporal e a atividade mental. A relação corpo-psique constrói-se ao longo da nossa existência, mais ou menos harmoniosamente, e a nossa imagem do corpo evolui num movimento de integração de experiências de vida, numa combinação de três tempos: passado, presente e futuro (Potel, 1999).

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Borato, Mariane, Stephany Ferreira de Souza, Jessica Biernaski, Deborah Fernandes Lucas, Beatriz Komar de Carvalho, Tainá Ribas Melo, Luize Bueno de Araujo, and Vera Lúcia Israel. "AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA AQUÁTICA PARA CRIANÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." Revista Contexto & Saúde 21, no.42 (July14, 2021): 25–37. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2021.42.11551.

Full text

Abstract:

O processo de desenvolvimento humano é complexo, dinâmico e necessita de atenção especial durante a infância. Em decorrência disso, são necessários métodos avaliativos fisioterapêuticos a fim de monitorar, mensurar e comparar a evolução desses comportamentos e habilidades motoras. A Fisioterapia Aquática em crianças, cria diversas possibilidades de vivências e aprendizados em meio líquido, permitindo uma abordagem lúdica. O objetivo desta pesquisa é rastrear na literatura estudos de programas de intervenções aquáticas, buscando identificar métodos de avaliação que foram utilizados e aplicados em crianças, tanto em ambiente aquático quanto em solo, por meio de uma revisão integrativa. Trata-se de um artigo de revisão integrativa, em que os artigos foram selecionados pelas permutas de palavras chaves que ocorreram na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram encontrados 34 artigos e após exclusão, destinaram-se 6 artigos para a leitura na íntegra, pois atendiam aos critérios. Como produto final, encontrou-se apenas 1 artigo com método avaliativo aquático, evidenciando uma carência de métodos avaliativos neste ambiente, principalmente para as crianças, o que identifica a necessidade de maiores estudos sobre novas formas de avaliação aquática.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Kruel, Luiz Fernando Martins, Rochelle Rocha Costa, Giane Veiga Liedtke, and Ana Carolina Kanitz. "TREINAMENTO DE FORÇA NO MEIO AQUÁTICO: UMA REVISÃO SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS, FISIOLÓGICOS E METODOLÓGICOS." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 26, no.2 (July25, 2018): 176. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v26i2.7302.

Full text

Abstract:

Exercitar-se na água é uma prática constatada há vários séculos, embora seja recente sua realização de forma sistemática e planejada. A literatura científica é ampla no estudo dos efeitos do treinamento aeróbico aquático, tendo investigado diferentes modalidades. Nas últimas décadas têm ganhado relevância os estudos que avaliam treinamentos aquáticos de caráter de força e sua melhora no sistema neuromuscular. Contudo estes trabalhos apresentam metodologias de prescrição muito diferentes, dificultando sua comparação. Assim, o objetivo desta revisão é elucidar aspectos metodológicos para prescrição de exercícios de força no meio aquático. Este artigo tem caráter narrativo e para a localização e aquisição dos estudos foram consultadas as bases de dados eletrônicas SCOPUS, PUBMED, SCIELO e MEDLINE, realizando-se buscas de artigos publicados entre os anos 1980 e 2016, com os seguintes descritores: hidroginástica, treinamento de força aquático e corrida em piscina funda. Os resultados demonstraram que os primeiros estudos publicados mundialmente relacionados a este tema datam do final dos anos 90. Estes seguiam metodologias de treinamento que buscavam reproduzir o modelo aplicado no meio terrestre, ou seja, utilizando número de repetições e número de séries. Por outro lado, os estudos mais recentes têm proposto a utilização da velocidade máxima e o tempo de execução para se alcançar a rota metabólica adequada (sistemas fosfocreatina e glicolítico). Assim, os trabalhos demonstram que o treinamento de força no meio aquático têm proporcionado resultados satisfatórios em variáveis neuromusculares e morfológicas. Ainda, a prescrição de um treinamento de força neste meio, visando a rota metabólica adequada, utilizando o tempo de execução e a máxima velocidade, parece ser a forma mais eficiente de se alcançar objetivos relacionados ao treinamento de força.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Grossi, Débora Bevilaqua. "Treinamento em meio aquático para membro inferior." Fisioterapia Brasil 5, no.5 (October10, 2004): 395. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v5i5.3176.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Rebutini,VanessaZ., ElisângelaV.Rodrigues, Leonardo Maiola, and VeraL.Israel. "MODULAÇÃO DA MARCHA AQUÁTICA PELA RESISTÊNCIA E SEUS EFEITOS SOBRE O COMPORTAMENTO MOTOR." Journal of Human Growth and Development 22, no.3 (October31, 2012): 378. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.46710.

Full text

Abstract:

O meio aquático determina diversas modificações nos gestos motores, estas mudanças estão diretamente ligadas às características e princípios físicos que regem este meio. A marcha é um ato motor funcional adquirido na infância, repetido e automatizado. O objetivo é identificar como a resistência da água interfere no comportamento motor na marcha aquática. Método: realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados da Bireme (LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO). Os artigos estudados apresentam que a marcha pode ser definida e influenciada pelo seu histórico evolutivo, pelas variáveis do ambiente aquático (profundidade, densidade, fluxo), pelas caracteríticas do corpo em deslocamento (forma, composição, peso, etc). Os achados apontam para uma resposta somatosensorial, que se efetiva pela ação em função da composição, da forma, do peso, etc.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Kunz, Regina Inês, Josinéia Gresele Coradini, Lígia Inez Silva, Camila Mayumi Martin Kakihata, Rose Meire Costa Brancalhão, Gladson Ricardo Flor Bertolini, and Lucinéia De Fátima Chasko Ribeiro. "Morfologia dos músculos sóleo e tibial anterior de ratos Wistar imobilizados e remobilizados em meio aquático." ConScientiae Saúde 13, no.4 (February12, 2015): 595–602. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v13n4.5179.

Full text

Abstract:

Introdução: O músculo esquelético se adapta continuamente a estímulos. Objetivo: Analisar os efeitos da imobilização e remobilização sobre parâmetros morfológicos dos músculos sóleo e tibial anterior de ratos Wistar. Métodos: Dezoito animais foram imobilizados por 15 dias, divididos em três grupos de seis componentes cada: G1 – somente imobilizados; G2 – remobilizados livremente; G3 – remobilizados em meio aquático. Foram coletados os músculos sóleo e tibial anterior, direitos (imobilizados ou tratados) e esquerdos (controle). Resultados: A imobilização reduziu massa, diâmetro da fibra e comprimento do músculo sóleo, e massa muscular do tibial anterior. Em G2 e G3, houve aumento da massa e comprimento muscular do tibial anterior; e aumento do menor diâmetro da fibra do sóleo em G3. Conclusão: A imobilização afeta a morfologia dos músculos estudados, a remobilização livre e em meio aquático foram eficientes na recuperação do tibial anterior, enquanto para o sóleo apenas os exercícios aquáticos foram eficazes.

9

Silva, Eduardo Marczwski da, and Luiz Fernando Martins Kruel. "Caminhada em ambiente aquático e terrestre: revisão de literatura sobre a comparação das respostas neuromusculares e cardiorrespiratórias." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no.6 (December 2008): 553–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000600016.

Full text

Abstract:

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a comparação das respostas neuromusculares e cardiorrespiratórias durante a caminhada em meio aquático e em meio terrestre. As respostas foram apresentadas para a caminhada em piscina rasa e para a caminhada em piscina funda. Em relação à caminhada em piscina rasa, as respostas neuromusculares (sinal EMG) e cardiorrespiratórias (FC e VO2) são muito dependentes da velocidade do exercício. As respostas neuromusculares podem ser menores no meio aquático quando a velocidade da caminhada é menor nesse ambiente. Por outro lado, quando o exercício é realizado com velocidades similares, a atividade dos músculos propulsores pode ser superior durante a caminhada aquática. Da mesma forma, respostas cardiorrespiratórias maiores são registradas no exercício aquático quando velocidades similares de caminhada são utilizadas. Contudo, com velocidades menores, essas respostas são semelhantes ou menores que as encontradas em meio terrestre. No que diz respeito à caminhada em piscina funda, as respostas neuromusculares diferem daquelas encontradas durante a caminhada em meio terrestre devido à ausência das forças de reação com o solo. Essa característica possivelmente modifica os músculos envolvidos na produção de força propulsiva nesse exercício. Além do mais, durante a caminhada em piscina funda, as respostas cardiorrespiratórias parecem sempre mais baixas devido à grande redução no peso hidrostático e à menor atividade dos músculos posturais e pela utilização do cinturão flutuador nessa modalidade.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Didoni, Ana Maria, Michelle Carolina Piassalonga, and Evandro Antonio Corrêa. "IDOSO E LAZER: CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES RECREATIVAS NO MEIO AQUÁTICO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA." RENEF 11, no.16 (January27, 2021): 27–44. http://dx.doi.org/10.46551/rn2020111600042.

Full text

Abstract:

Identificar as contribuições de atividades recreativas no meio aquático para melhoria da qualidade de vida de idosos. A metodologia foi com base na abordagem qualitativa, de ordem exploratória e descritiva e da técnica de revisão bibliográfica. A realização de atividades recreativas se torna relevante na hidroginástica com o intuito de promover aulas mais prazerosas contribuindo para o bem estar dos idosos. Nesse sentido, vivência de atividades recreativas no meio aquático, por meio da hidroginástica, pode contribuir na diminuição das limitações ocasionadas pelo processo do envelhecimento para o idoso. Conclui-se que as atividades recreativas no meio aquático podem auxiliar no desenvolvimento dos idosos, possibilitando uma vida mais sociável e menos depressiva, contribuindo para melhoria da qualidade de vida. Palavras-chaves: Lazer. Idoso. Atividades Recreativas. Meio aquático

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

More sources

Dissertations / Theses on the topic "Meio aquático"

1

Santos, Sandra Sofia Martins Castro dos. "Adaptação ao meio aquático." Master's thesis, Instituições portuguesas -- UP-Universidade do Porto -- -Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 2001. http://dited.bn.pt:80/29520.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Rodrigues, Rubina Maria Neves de Vasconcelos. "Variação temporal e espacial da produção bacteriana no canal de Mira (Ria de Aveiro)." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 1992. http://hdl.handle.net/10773/18753.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Moreira, Belarmino Pereira. "Padrões geográficos e comportamentais no suicídio em meio aquático." Bachelor's thesis, [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/10284/3582.

Full text

Abstract:

Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologia
Segundo Lopes Cardoso (1986), o suicídio é a grande questão filosófica do nosso tempo. Este autor refere que para consumar o suicídio o indivíduo dispõe de poucos métodos, sendo um deles afogamento ou submersão. Este estudo pretende abordar o suicídio em meio aquático, buscando padrões geográficos e comportamentais. Para este fim, foi realizada uma caracterização do fenómeno do suicídio em meio aquático, mais concretamente por precipitação das pontes do rio Douro. O procedimento adoptado foi baseado na análise documental, concretamente na leitura e análise dos processos instaurados pela Polícia Marítima, referentes aos suicídios ocorridos no rio Douro por precipitação das pontes. Os resultados apontam para uma predominância das ocorrências de suicídio nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, e ainda em Abril coincidindo com a época da Páscoa. Verifica-se uma concentração dos suicídios nos períodos que decorrem entre o nascer do sol e as 10.00, e entre o pôr-do-sol e a 01.00. A maioria dos suicidas opta pelas pontes do Infante e Luís I. É notória a predominância do sexo masculino neste tipo de suicídio. No que concerne à idade, observa-se uma grande dispersão. O concelho de residência dos suicidas é, quase invariavelmente, do Distrito do Porto (Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar e Maia). O afogamento destaca-se como causa de morte mais frequente. According to Lopes Cardoso (1986), suicide is the great philosophical question of our time. This author states that, in order to commit suicide, the individual has little means available, one of them being drowning or submersion. This study looks at suicide in the water, and searches for geographic and behavioral patterns. For this purpose, a characterization of suicide in the water, more precisely by jumping off the bridges over the Douro River was conducted. The procedure was based on document analysis, in this case reading and analyzing the files kept by the Maritime Police referring to the suicides that took place in the Douro River by jumping off the bridges. Results suggest a predominance of suicide occurrences in December, January and February, and also in April, coinciding with the Easter season. There is a concentration of suicides in the time periods between sunrise and 10:00, and between sunset and 01:00. Most suicides take place in the Infante and Luís I bridges. Males predominate in this type of suicide. As far as age is concerned, a great dispersion is observed. Most individuals who committed suicide lived in the Porto District (Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar and Maia). Drowning stands out as the most frequent cause of death.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Nogueira, Lia Azeredo Moreira. "Análise dos efeitos de fármacos no meio ambiente aquático: uso de biomarcadores." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10284/4473.

Full text

Abstract:

Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
A ocorrência de fármacos no meio ambiente aquático é um assunto de atual e particular interesse para a comunidade científica. Diversos compostos de cariz farmacológico têm sido detetados em efluentes de estações de tratamento de águas residuais e consequentemente no compartimento aquático por todo o mundo. Alguns dos efeitos adversos causados por fármacos no compartimento aquático incluem toxicidade, desenvolvimento de resistência em bactérias patogénicas, genotoxicidade e desregulação endócrina. Num contexto de análise do risco ambiental, a utilização de diversos biomarcadores promete ser um indicador sensível que demonstra que o composto tóxico entrou no organismo, começou a ser distribuido nos tecidos/órgãos e está a começar a produzir efeitos tóxicos críticos. O objetivo deste trabalho foi identificar as consequências ambientais, e eventualmente de saúde pública, que resultam da contaminação do compartimento aquático por via de compostos farmacológicos inapropriamente libertados para o meio aquático, ou lixiviados nos esgotos domésticos como metabólitos secundários humanos, bem como referenciar formas de detetar os efeitos causados nos seres vivos fruto da exposição a estes compostos antrópicos. Particular ênfase foi dada a utilização dos biomarcadores enquanto ferramenta de análise ecotoxicológica. The occurrence of pharmaceuticals in the aquatic environment is a subject of current and particular interest to the scientific community. Several pharmacological compounds have been detected in wastewater treatment stations for wastewater and consequently in the aquatic compartment worldwide. Some of the adverse effects caused by these chemicals in the aquatic compartment include toxicity, development of resistance in pathogenic bacteria, genotoxicity and endocrine disruption. In the context of environmental risk analysis, the use of various biomarkers promises could be a sensitive indicator which shows that the toxic compound after entering the organism, and being distributed in tissues/organs, is starting to produce critical toxic effects. The aim of this study was to identify the environmental problems and public health issues, that result from contamination of the aquatic compartment via the direct release of pharmacological compounds into the water, or through human secondary metabolites in usually found in wastewater. Particular emphasis was given to the use of biomarkers as ecotoxicological analysis tools.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Ramos, Isabel Cristina Santos Silva de Faria. "Culturable bacterial community of the estuarine surface microlayer." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/849.

Full text

Abstract:

Mestrado em Microbiologia
A camada superficial aquática (1-1000 μm) é um ecossistema único, definido como a interface entre a hidrosfera e a atmosfera. É uma camada exposta a altas intensidades de radiação solar Ultra-Violeta, sendo enriquecida com compostos orgânicos e poluentes antropogénicos. Além disso, está sujeita a condições instáveis de temperatura e salinidade.Assim sendo, é razoável colocar-se a hipótese de que esta camada é habitada por comunidades bacterianas distintas e especializadas. Apenas alguns estudos sobre este tema foram publicados e os resultados foram frequentemente divergentes. Apesar do já reconhecido enviesamentointroduzido pelas metodologias dependentes do cultivo, tais técnicas permanecem essenciais para a compreensão da fisiologia e ecologia dacomunidade bacteriana.Os estuários são ambientes confinados e frequentemente muito poluídos, o que provavelmente favorece a formação de camadas superficiais claramente distintas das águas subjacentes. Portanto, o objectivo deste trabalho foi comparar as comunidades bacterianas cultiváveis da camada superficial aquática e da coluna de água. Foram escolhidos três locais ao longo do estuário Ria de Aveiro atendendo a diferentes parâmetros ambientais e exposição a poluentes. A amostragem foi realizada utilizando o método 'Glass- Plate'. As amostras foram obtidas em maré baixa, durante o dia e noite, em cinco campanhas, tendo em vista a quantificação das unidades formadoras de colónias e subsequente isolamento para caracterização filogenética. Paraestes fins, usámos dois meios de cultura: GSP (Pseudomonas Aeromonas Selective Agar Base) e EA (Estuarine Agar).A quantificação das UFC indica que o número de bactérias provenientes da camada superficial (bacterioneuston) é cerca de três vezes mais abundante do que o proveniente da coluna de água (bacterioplâncton). Verifica-se umadiminuição da abundância de bacterioneuston de dia para noite, ao contrário do bacterioplâncton, que tende a aumentar durante o mesmo período. Dos isolados obtidos, o rDNA 16S foi e digerido com a enzima HaeIII. A partir de 402 isolados, foram identificados 72 perfis diferentes. Desses, 21 perfis foram exclusivos da camada superficial e 28 foram exclusivos da coluna de água.Representantes dos diferentes perfis foram analisados por sequenciação e bactérias pertencentes a 5 Filos: Proteobacteria, Bacteroidetes, Actinobacteria, Firmicutes e Deinococci-Thermus; e 9 Classes: Gammaproteobacteria, Alphaproteobacteria, Betaproteobacteria, Epsilonproteobacteria,Actinobacteria, Flavobacteria, Sphingobacteria, Deinococci e Bacilli foram identificadas. Os isolados afiliaram com sequências provenientes de ambientes aquáticos bem como de áreas altamente contaminadas. Os resultados apontam para uma comunidade cultivável distinta/particular na microcamada superficial estuarina. ABSTRACT: The sea surface microlayer (SML) is an unique ecosystem, defined as the interfacial film (uppermost 1–1000 μm) between the atmosphere and the ocean. Thereby, it is exposed to high intensities of solar radiation, and is enriched with organic compounds and pollutants from anthropogenic inputs. Also it is subjected to unstable temperature and salinity conditions.Thus, it is proper to hypothesize that the SML is inhabited by distinct and specialized microbial communities. Only a few studies on this topic werepublished and results wee frequently divergent. Despite the previously recognized biases introduced by culture-dependent methodologies, such techniques remain essential to understand bacterial population’s physiology and ecology.Estuaries are confined and frequently highly polluted environments, which probably favor the formation of distinct surface layers clearly distinct from underlying waters. Therefore, our goal was to compare the culturable bacterial communities occurring in SML and underlying waters (UW). Our work concerned three sampling sites in the estuary Ria de Aveiro, corresponding to different environmental parameters and exposure to pollutants. Sampling was conducted using the so-called ‘Glass-Plate’ method. The UW samples were collected directly into a sterilized glass bottle from a depth of approximately 0.4 m. Samples were obtained at low-tide, during day and night, in five campaigns, regarding the CFU (Colony Forming Units) quantification and subsequent recovery of bacterial isolates. For these purposes we used two culture media: GSP (Pseudomonas Aeromonas Selective Agar Base) and EA (Estuarine Agar).CFU quantification indicates that bacterioneuston is about three times more abundant than bacterioplankton. Generally bacterioneuston abundance decreases from day to night while bacterioplankton usually increases during thesame period. From all the obtained isolates the 16S rDNA was amplified using universal primers and digested with the enzyme HaeIII. The profiles wereanalyzed using the software GelCompar and representatives of each pattern were selected for sequencing. From 402 isolates, 72 different profiles were identified. From those 21 profiles were exclusive from SML samples and 28 were exclusive from UW samples. Sequencing results allowed identifying bacteria belonging to 5 different Phyla: Proteobacteria, Bacteroidetes, Actinobacteria, Firmicutes and Deinococci-Thermus; and 9 Classes: Gammaproteobacteria, Alphaproteobacteria, Betaproteobacteria,Epsilonproteobacteria, Actinobacteria, Flavobacteria, Sphingobacteria, Deinococci e Bacilli. Isolates affiliated with sequences from aquatic environments as well as highly contaminated areas. The results point to adistinct/particular culturable community within the SML of this estuarine environment.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Silva, Analiza Mónica Lopes de Almeida. "Estudo comparativo do salto com contra-movimento em três condições distintas-meio aquático em duas profundidades e meio terrestre." Master's thesis, Instituições portuguesas -- UTL-Universidade Técnica de Lisboa -- -Faculdade de Motricidade Humana, 2003. http://dited.bn.pt:80/30004.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Sanderson, Karina. "Avaliação da biodegradabilidade e toxicidade de fluidos dielétricos de transformadores em solo e meio aquático." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3576.

Full text

Abstract:

Submitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2018-04-26T18:38:37ZNo. of bitstreams: 1Karina_Sanderson_2017.pdf: 3684654 bytes, checksum: 61d1f7f0f704e49f62966d42bae3ceae (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-26T18:38:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1Karina_Sanderson_2017.pdf: 3684654 bytes, checksum: 61d1f7f0f704e49f62966d42bae3ceae (MD5) Previous issue date: 2017-12-13
Power distribution companies constantly contaminate the environment with dielectric fluids due to power transformer failures and leaks. In this way, these fluids should be studied, as they may entail the vulnerability of the fauna and flora. In this sense, the objective of this work was to investigate the deleterious effects of vegetal and mineral dielectric fluids, through biodegradability, acute toxicity, chemical attributes and soil degradation (oils and greases) tests as well as soybean phytotechnical characteristics evaluation. In the tests of the immediate biodegradability, vegetal dielectric fluids of crambe, W3, W6 and W9 and one based on mineral oil (Lubrax) were studied. For the acute toxicity tests with Danio rerio and Artemia salina and the soil toxicity tests using soybean (Glycine max L.), the W3 and Lubrax dielectric fluid were used. The biodegradability analysis was evaluated by the action of microorganisms that transformed the sample into CO2, being measured by titulometry. For the acute toxicity studies, two distinct experiments were performed, where the organisms were exposed to different concentrations of the W3 and Lubrax dielectric fluids and to the FSA of the fluids. The FSA of W3 and Lubrax used in the Danio rerio assay were subjected to gas chromatography analysis. The acute toxicity tests with Danio rerio and Artemia salina were carried out in order to know the approximate range of fluid toxicity, taking into account the lower dilution that caused lethality in 50% of organisms (LC50). The soil chemical attributes analyzed were: pH, P, K, Ca, Mg, CTC and V. The content of oils and greases of the dielectric fluids was quantified by the Soxhlet type extraction method. For the phytothecnical evaluations, emergence, plant height, stem diameter, root length, root dry matter, number of pods and grains, and the mass of one thousand grains were analyzed. Vegetable dielectric fluids are biodegradable over a period of 14 days, while mineral oil is difficult to biodegrade. In the acute toxicity study, W3 had a lower LC50 than Lubrax, causing higher mortality in the organisms. The LC50 for the Danio rerio was 2.46 gL-1 (Lubrax) and 0.318 gL-1 (W3). For Artemia salina the LC50 was 4.63 gL-1 (Lubrax) and 0.641 gL-1 (W3). In relation to the FSA tests, the Lubrax one caused a greater toxic effect on the organisms, while the W3 had no toxic effect on 50% of organisms. The LC50 values for Lubrax were 4.89% for the Danio rerio and 7.67% for Artemia salina. Chromatographic analysis of FSA of the fluids was not conclusive, it only suggests that the toxicity may be related to the solubility of all the substances present in Lubrax and not only to the solubility of n-alkanes. The chemical attributes of the soil did not change significantly, only the carbon presented increasing variation in relation to the concentrations of the fluids. There was a reduction of the TOG during the agricultural years and the soils in the presence of W3 presented greater degradation than those with Lubrax. The increase in the concentration of the dielectric fluids caused a reduction in the phytotechnical characteristics of the soybean. Plants from soil contaminated with W3 showed better development compared to plants that were in soil contaminated with Lubrax.
As concessionárias de energia, constantemente, contaminam o meio ambiente com fluidos dielétricos, devido a falhas e vazamentos de transformadores de potência. Desta forma, estes fluidos devem ser estudados, pois podem pode implicar na vulnerabilidade da fauna e da flora. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo investigar os efeitos deletérios do fluido dielétrico vegetal e mineral, através de ensaios de biodegradabilidade, toxicidade aguda, ensaios dos atributos químicos e degradação (óleos e graxas) do solo e das avalições das características fitotécnicas da soja. Nos ensaios da biodegradabilidade imediata foram estudados os fluidos dielétricos vegetais de crambe, W3, W6 e W9 e um à base de óleo mineral (Lubrax). Para os ensaios de toxicidade aguda com Danio rerio e Artemia salina e para os ensaios de toxicidade em solo utilizando a soja (Glycine max L.), foram usados o fluido dielétrico W3 e o Lubrax. A análise da biodegradabilidade foi avaliada pela ação de microrganismos que transformaram a amostra em CO2, sendo medido por titulometria. Para os estudos da toxicidade aguda foram realizados dois experimentos distintos, onde os organismos foram expostos às diferentes concentrações de fluido dielétrico W3 e Lubrax e onde foram expostos à FSA dos fluidos. A FSA do W3 e Lubrax utilizado no ensaio com o Danio rerio foram submetida a análise de cromatografia gasosa. Os ensaios de toxicidade aguda com o Danio rerio e a Artemia salina foram realizados com o intuito de se conhecer a faixa aproximada de toxicidade dos fluidos, levando em consideração a menor diluição que causou letalidade em 50% dos organismos (CL50). As análises dos atributos químicos do solo foram: pH, P, K, Ca, Mg, CTC e V. O teor de óleos e graxas dos fluidos dielétricos foi quantificado pelo método de extração em aparelho tipo Soxhlet. Para as avaliações fitotécnicas da soja analisou-se a emergência, altura de planta, diâmetro do caule, comprimento radicular, matéria seca radicular, número de vagens e de grãos e a massa de mil grãos. Os fluidos dielétricos vegetais são biodegradáveis num período de 14 dias, enquanto o óleo mineral é difícil de ser biodegradado. No estudo da toxicidade aguda o W3 apresentou uma CL50 menor do que o Lubrax, causando maior mortalidade nos organismos. A CL50 para o Danio rerio foi de 2,46 gL-1 (Lubrax) e de 0,318 gL-1 (W3). Para a Artemia salina a CL50 foi de 4,63 gL-1 (Lubrax) e 0,641 gL-1 (W3). Em relação aos ensaios com a FSA, o Lubrax causou maior efeito tóxico aos organismos. O W3 não apresentou efeito tóxico a 50% dos organismos. Os valores da CL50 para o Lubrax foi de 4,89% para o Danio rerio e 7,67% Artemia salina. A análise cromatográfica da FSA dos fluidos não foi conclusiva, apenas sugere que a toxicidade pode estar relacionada com a solubilidade de todas as substâncias presentes no Lubrax e não apenas com a solubilidade dos n-alcanos. Os atributos químicos do solo não sofreram alterações significativas, apenas o carbono apresentou variação crescente em relação às concentrações dos fluidos. Houve redução do TOG durante os anos agrícolas e os solos em presença do W3 apresentaram maior degradação do que os em solos com Lubrax. O aumento da concentração dos fluidos dielétricos ocasionou redução nas características fitotécnicas da soja. As plantas em solo contaminadas com W3 apresentaram melhor desenvolvimento em relação às plantas que estavam no solo contaminado com Lubrax.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Santos, Ana Luísa Mendes dos. "Efeitos da radiação solar e ultravioleta no bacterionesuston." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/788.

Full text

Abstract:

Mestrado em Microbiologia
Apesar de desempenharem um papel fundamental nos fluxos deenergia e de matéria através das redes tróficas aquáticas, os microrganismossão mais susceptíveis aos efeitos da RUV devido às suas reduzidasdimensões.Dada a sua localização, a SML pode ser considerada como um nichoecológico modelo para o estudo dos efeitos da radiação solar, particularmenteto tipo UV-B, podendo potencialmente ajudar a obter mais informações sobreos efeitos do aumento dos níveis de RUV-B à superfície da Terra nas redestróficas aquáticas.Foi objectivo deste trabalho inferir o impacto da radiação solar e daRUV-B nas actividades metabólicas e diversidade do bacterioneuston ebacterioplâncton, através de estudos diários in situ e de microcosmos emlaboratório. Para tal usaram-se como descritores do metabolismo heterotróficobacteriano as taxas de actividade ectoenzimática bacteriana (leucinaaminopeptidase,β-glucosidase, lipase, fosfatase, β-glucosidase e sulfatase) eas taxas de incorporação de monómeros (acetato, glucose, leucina). A análiseda composição das comunidades bacterianas foi feita por DGGE (DenaturingGradient Gel Electrophoresis).Através das experiências in situ não foi possível detectar padrõesdiários consistentes de actividade e diversidade bacterianas, demonstrando adificuldade do estudo de ciclos dia-noite em áreas costeiras, onde relaçõescomplexas entre a MOD e as bactérias, bem como de ciclos tidais, dificulta adeterminação dos efeitos directos da radiação solar. Apenas um reduzidonúmero de diferenças estatisticamente significativas entre as taxas deactividade heterotrófica no bacterioneuston e no bacterioplâncton foramobservadas. Para além disso, a observação de fortes correlações entre osníveis de actividade e diversidade no bacterioneuston e bacterioplânctonpermite sugerir que a comunidade microbiana da microcamada superficial temorigem nas águas subsuperficiais, acumulando-se à superfície através deprocessos físicos.Experiências de microcosmos usando radiação artificial UV-Brevelaram forte inibição das actividades bacterianas aquando da exposição,tanto para o bacterioneuston como para o bacterioplâncton. Em geral, as taxasde inibição observadas foram similares em ambas as comunidades. Em algunscasos foi ainda possível observar a estimulação das actividades metabólicaspela RUV-B, mais substancial no bacterioneuston, possivelmente resultante deefeitos positivos indirectos da radiação UV-B na labilidade da MOD. A análiseda composição das comunidades verificar a ocorrência de diferentes respostasnas duas comunidades, sugerindo uma possível adaptação do bacterioneustona elevadas intensidades de RUV-B.A comparação dos efeitos da RUV nas actividades metabólicas dascomunidades bacterianas estuarinas e dulçaquícolas permitiu ainda verificarum impacto negativo mais acentuado da radiação nas amostras de água doce.Isto sugere que os ecossistemas dulçaquícolas poderão ser particularmentevulneráveis ao efeito do aumento da RUV associado à deplecção da camadado ozono. ABSTRACT: Playing a crucial role in the fluxes of energy and matter through aquaticfood webs aquatic microorganisms are more susceptible to the effects of UVRas a result of their small size.Due to its location, the SML can be considered a model ecologicalniche to the study of the effects of solar, in particular UV-B radiation, with thepotential to help gaining insights about the effects of increased UV-B radiationreaching the Earth as a results of ozone depletion on aquatic trophic webs.The aim of this work was to infer about the impact of solar radiationand artificial UV-B radiation on the metabolic activities and diversity ofbacterioneuston and bacterioplankton from the study of in situ diel cycles andlaboratorial microcosms. For that, we used as descriptors of bacterialheterotrophic metabolism, the rates of bacterial ectoenzyme activity (leucineaminopeptidase,β-glucosidase, lipase, phosphatase, β-glucosidase andsulphatase) and monomer incorporation (acetate, glucose, leucine).Consistent diel patterns of bacterial activity and diversity were notdetected from in situ experiments, demonstrating the difficulty of assessingday-night cycles in coastal areas, where complex relations between DOM andbacteria, as well as the occurrence of tidal cycles, hamper the assessment ofthe direct effects of solar radiation. Only a small number of statisticallysignificant differences were found between heterotrophic activity rates inbacterioneuston and bacterioplankton. Furthermore, the occurence of strongcorrelations between activity levels and diversity in bacterioneuston andbacterioplankton suggests that the microbial community at the microlayer couldbe originated at the underlying waters, accumulating at the surface due tophysical processes.Microcosm experiments using artificial UV-B radiation sources revealedstrong and similar inhibition of bacterial activities upon exposure, forbacterioneuston and bacterioplankton. However, in some cases it was alsopossible to observe stimulation of bacterial activities by UV-B radiation, slightlyhigher for bacterioneuston, possibly as a result of indirect positive effects ofUV-B on DOM lability. The variation of the bacterial diversity during theirradiation period showed differential responses of bacterioneuston andbacterioplankton, being the subsurface community much more affected, thussuggesting a possible adaptation of bacterioneuston to high intensities of UV-Bradiation.The comparison of the effects of UVR on the metabolic activities ofestuarine and freshwater bacterial communities also allowed verifying astronger negative impact of radiation in the samples from the freshwater site.This suggests that freshwater ecosystems may be particularly vulnerable to theeffects of increased RUV associated with ozone depletion.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Brandão, Lidiane Ura Affonso. "Influência do exercicío físico em meio aquático no tecido muscular de ratos submetidos doença periodontal experimental." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3231.

Full text

Abstract:

Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2017-12-01T17:30:08ZNo. of bitstreams: 2Lidiane_Brandão2016.pdf: 70767817 bytes, checksum: 860ca49730b640c7c16f57a0bfb76560 (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-01T17:30:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2Lidiane_Brandão2016.pdf: 70767817 bytes, checksum: 860ca49730b640c7c16f57a0bfb76560 (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-05-03
capes
It’s possible to find some evidences that the odontogenic origined infections arerelated to muscle injuries development caused by exacerbated imunologicresponse, which can lead to miosin expression destruction and alterations.Furthermore, there are longitudinal and prospective studies evidencesdemonstrating that physically active adults have decresead risk of developingperiodotitis. To date, no study has jointly explored the relationship of physicalactivity, by means of inflammatory biomarkers to periodontitis. The aim of thepresente study was evaluate the muscle behaviour of rats submetd toinducedexperimenal periodontitis associated to water physical exercises. Twentyfour Wistar male rats were divided in 4 groups: 1) control and sedentary (CS); 2)control and exercise (CE); 3) periodontal disease and sedentary (DPS); 4)periodontal disease and exercise (DPE). In periodontitis groups, the periodontaldisease was induced by ligatures and the exercise ones did swimming activitiesand the rats submited to exercise did swmming activities for 4 weeks. Animalswere euthanased at the 30 experimental day and fragments of gengival tissue andsoleum muscle were colected and subjected to ELISA test and morphological andmorphometric muscle analysis. Obtained data were analysed and evaluated usingANOVA and Tukey tests. Results demonstrated a higher TNF-α expression both ingengival as in muscle tissues of induced periodontitis rats, independently ofphysical activities (DPS and DPE), as a estatisticalty significant decrease inconjunctive tissue of periodontitis induced groups, associated or not to swimmingexercise, it suggest that muscle injury propensity or a more difficult muscleregeneration in these groups. Thus, it was observed a relationship betweenperiodontal disease and morphological muscle changes and, moreover, that waterphysical activity promoted a muscle regeneration acceleration.
É possível encontrar algumas evidências de que infecções de origemodontogênica possuem relação com o desenvolvimento de danos em musculaturacausados pela exacerbação da resposta imunológica, a qual é capaz de gerardestruição e alterações na expressão da miosina. Além disso, existem evidênciasde estudos longitudinais e prospectivo demonstrando que adultos fisicamenteativos têm diminuído o risco de periodontite. Até o momento, nenhum estudoexplorou conjuntamente o relacionamento da atividade física, utilizandobiomarcadores inflamatórios, com a periodontite. Sendo assim, o objetivo desteestudo foi avaliar o comportamento do tecido muscular de ratos submetidos aoexercício físico em meio aquático com periodontite experimental. Vinte e quatroRatos Wistar machos foram divididos em 4 grupos: (1) controle e sedentário (CS);2) controle e exercício (CE); 3) com doença periodontal e sedentário (DPS); 4)com doença periodontal e exercício (DPE). Nos grupos com periodontite, foiinduzida a doença periodontal por ligadura, e os grupos com exercícios realizaramnatação por 4 semanas. Aos 30 dias, os animais foram eutanasiados e umaporção de tecido gengival e do músculo sóleo foi removida e utilizada para análisepor ELISA e para as análises morfológicas e morfométricas do músculo. Os dadosobtidos foram analisados e avaliados por meio dos testes ANOVA e Tukey. Osresultados mostraram uma maior expressão de TNF-α tanto no tecido gengivalquanto no tecido muscular dos ratos submetidos a periodontite induzidaindependente do exercício físico (DPS e DPE), assim como uma diminuiçãosignificativa no tecido conjuntivo nos grupos com periodontite induzida,submetidos ou não ao exercício de natação, o que poderia sugerir umapredisposição à lesão muscular ou a dificuldade em reparação muscular nestesgrupos. Assim, foi possível observar uma relação entre a doença periodontal ealterações morfológicas musculares e, ainda, que o exercício físico em meioaquático promoveu a aceleração da regeneração do tecido muscular.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Silva, Mariana Ribeiro. "Adaptações neuromusculares, cardiorrespiratórias e funcionais de dois programas de treinamento no meio aquático em mulheres idosas." Universidade Federal de Pelotas, 2016. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3757.

Full text

Abstract:

Submitted by Anelise Milech (anelisemilech@gmail.com) on 2017-11-08T15:02:55ZNo. of bitstreams: 2license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Mariana Ribeiro Silva.pdf: 1861046 bytes, checksum: 6fc494bc3a100f6457bd70405caed82e (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2018-01-02T13:43:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2Mariana Ribeiro Silva.pdf: 1861046 bytes, checksum: 6fc494bc3a100f6457bd70405caed82e (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2018-01-02T13:44:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2Mariana Ribeiro Silva.pdf: 1861046 bytes, checksum: 6fc494bc3a100f6457bd70405caed82e (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-02T13:44:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2Mariana Ribeiro Silva.pdf: 1861046 bytes, checksum: 6fc494bc3a100f6457bd70405caed82e (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-07-07
Objetivo: Investigar as respostas neuromusculares, cardiorrespiratórias, funcionais e de qualidade de vida de dois programas de treinamento no meio aquático (aeróbio e combinado) e de um programa de atividades físicas não periodizadas em mulheres idosas. Materiais e métodos: Quarenta e umamulheres idosas voluntárias foram divididas em três grupos: grupo de treinamento aeróbio (TA; n=16; 66 ± 4 anos), grupo de treinamento combinado (ordem força/aeróbio; TC; n=16; 66 ± 4 anos) e grupo controle de atividades terrestres não periodizadas (GC; n=9; 64 ± 3 anos). Os sujeitos realizaramtreinamentos no meio aquático duas vezes na semana com as duas primeiras semanas de adaptação ao ambiente e aos exercícios e as 12 semanas posteriores de treinamentos específicos. O grupo controle realizou 14 semanas de programas não periodizado, com atividades de dança e ginástica. Otreinamento de força foi realizado com séries em máxima velocidade e o treinamento aeróbio foi realizado em percentuais da frequência cardíaca do limiar anaeróbio (85-110%) determinado em teste progressivo no meio aquático. Foram realizadas avaliações pré e pós-treinamento da força muscular dinâmica máxima dos extensores de joelhos e no supino sentado (avaliada durante o teste de 1RM), do consumo de oxigênio de pico e nos limiares ventilatórios (avaliada em esteira terrestre com protocolo de Bruce), da ativação neuromuscular isométrica máxima dos músculos reto femoral,vasto lateral e deltoide (eletromiografia - EMG), da percepção de qualidade de vida (WHOQOL-BREF) e da capacidade funcional nos testes de levantar e sentar da cadeira, caminhar 6 minutos e levantar, ir e voltar. Analisou-se os dados por protocolo e por intenção de tratar utilizando o teste GeneralizedEstimating Equations (GEE), e teste post-hoc de Bonferroni (α=0,05). Resultados: Em ambas formas de análise os resultados demonstraram um aumento significativo em 1RM na extensão de joelhos somente para os grupos de treinamento no meio aquático (TA: 16 ± 12%; TC: 15 ± 16%), por outro lado,8 no supino sentado somente pela análise por intenção de tratar foram demonstrados aumentos apenas para os grupos de treinamento aquático (TA: 9 ± 17%; TC: 6 ± 18%). Foi observado melhoras significativas para consumo de oxigênio de pico após o período de treinamento (TA: 23 ± 21%; TC: 18 ± 9%; GC: 7 ± 16%), para o consumo de oxigênio no primeiro limiar (TA: 27 ± 37%; TC: 23 ± 24%; GC: 22 ± 23 %) e para os testes funcionais de sentar e levantar (TA: 32 ± 11%; TC: 24 ± 14%; GC: 20 ± 9), caminhar 6 min (TA: 10 ± 7%; TC: 7 ± 6%; GC: 7 ± 5%) e levantar ir e voltar (TA: 11 ± 5%; TC: 10 ± 9%;GC: 10 ± 6%), nas duas formas de análise sem diferenças entre os grupos. Por outro lado, para consumo de oxigênio no segundo limiar somente os grupos de treinamento aquático melhoraram após o treinamento (TA: 20 ± 24%; TC: 23 ± 13%). Nenhuma diferença foi encontrada para a ativação EMGdos músculos vasto lateral e deltoide, enquanto o reto femoral teve uma diminuição da ativação EMG de 21 ± 24% somente para GC, quando analisado por intenção de tratar. As duas formas de análise geraram resultados similares de percepção de qualidade de vida demonstrando que o GC diminuiu apercepção de qualidade de vida no domínio físico (12 ± 10%) e não alterou nos demais domínios. Nos grupos de treinamento aquático melhoras foram observadas nos domínios físico (TC: 13 ± 16%), psicológico (TA: 9 ± 16%; TC: 10 ± 11%), social (TA: 19 ± 42%; TC: 16 ± 21%), ambiental (TA: 10 ± 17%; TC: 16 ± 28%) e geral (TA: 17 ± 22%; TC: 14 ± 27% somente por intenção de tratar), nenhuma diferença significativa foi observada no domínio físico para TA. Conclusão: Treinamento aeróbio e treinamento combinado no meio aquático são eficazes para uma melhora da condição ardiorrespiratória, da força muscular dinâmica máxima de membros superiores e inferiores, dapercepção de qualidade de vida e da capacidade funcional, assim como uma possível manutenção da ativação neuromuscular máxima dos músculos analisados. Ainda, atividades físicas não periodizadas são eficazes para o aumento da condição cardiorrespiratória (com exceção do consumo de oxigênio no segundo limiar) e da capacidade funcional, entretanto não são positivas no aumento da percepção de qualidade de vida e da força muscular dinâmica máxima de membros superiores e inferiores.
Purpose: Investigate neuromuscular, cardiorespiratory, functional and quality of life responses of two training programs in the aquatic environment (aerobic and combined) and a physical activity program not periodized in elderly women. Materials and methods: Fourty-one elderly women volunteer were divided into three groups: aerobic training group (AT; n=16; 66 ± 4 years), combined training group (sequence resistance/aerobic CT; n=16; 66 ± 4 years) and control group (CG; n=9; 64 ± 3 years). The subjects performed the water-based trainings for 14 weeks, twice a week with two weeks of adaptation to the water and exercises and after that 12 weeks of specific training. The control group performed 14weeks of programs not periodized with dance and gymnastics activities. The resistance training was performed with sets in maximal effort and the aerobic training was performed in percentage of heart rate corresponding to the second ventilator threshold (85-110%) determined during a maximal progressive test in the water environment. Before and after the training period, the subjects were evaluated during maximal dynamic strength in the knee extensors and during the bench press (assessed using 1RM test), peak oxygen uptake and ventilatory thresholds (assessed on treadmill on land by Bruce protocol), the maximal isometric neuromuscular activity of the rectus femoris, vastus lateralis and deltoid (electromyography - EMG), perception of quality of life (WHOQOLBREF) and functional capacity in the tests 30-Second Chair Stand, 6-Minute Walk and 8-Foot Up-and-Go. Data were analyzed by protocol and by intention to treat using Generalized Estimating Equations test (GEE), and post-hocBonferroni (α = 0.05). Results: In both forms of analysis the results showed a significant increase in 1RM in the knee extension only for the water-based training (AT: 16 ± 12%; CT: 15 ± 16%), on the other hand, in bench press only by intention to treat analysis was demonstrated increases just for water training groups (AT: 9 ± 17%; CT: 6 ± 18%). It was observed significant improvementsin peak oxygen uptake after the training period (AT: 23 ± 21%; CT: 18 ± 9%;11 CG: 7 ± 16%), for the consumption of oxygen in the first threshold (AT: 27 ± 37%; CT: 23 ± 24%; CG: 22 ± 23%) and functional tests 30-Second Chair Stand (AT: 32 ± 11%; CT: 24 ± 14%; CG: 20 ± 9), 6-Minute Walk (AT: 10 ± 7%; CT: 7 ± 6%; CG: 7 ± 5%) and 8-Foot Up-and-Go (AT: 11 ± 5%; CT: 10 ± 9%; CG: 10± 6%), in both forms of analysis without differences between groups. On the other hand, for onsumption of oxygen in the second threshold only waterbased training groups improved after training (AT: 20 ± 24%; CT: 23 ± 13%). No difference was found for the EMG activation of vastus lateralis and deltoid, as the rectus femoris had a decrease in EMG activation of 21 ± 24% only forCG, when analyzed by intention to treat. The two forms of analysis generated similar results of perceived quality of life showing that CG decreased perception of quality of life in the physical domain (12 ± 10%) and did not change in other domains. In groups of aquatic training improvements were observed in the physical (CT: 13 ± 16%), psychological (AT: 9 ± 16%; CT: 10 ± 11%), social(AT: 19 ± 42%; TC: 16 ± 21%), environmental (AT: 10 ± 17%; CT: 16 ± 28%) and overall (AT: 17 ± 22%; CT: 14 ± 27% only by intention to treat), no significant difference was observed in the domain physical to AT. Conclusion: Aerobic training and combined training in the aquatic environment are effectivefor improving cardiorespiratory fitness, maximal dynamic muscle strength of upper and lower limbs, the perception of quality of life and functional capacity, as well as a possible maintenance of maximum neuromuscular activation of muscles analyzed. Also, physical activities not periodized are effective forincreasing cardiorespiratory fitness (with the exception of oxygen consumption in the second threshold) and functional capacity, but are not positive to increase the perception of quality of li e and maximal dynamic muscle strength in upper and lower limbs.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

More sources

Books on the topic "Meio aquático"

1

Psicomotricidade Relacional em Meio Aquático, A. Manole, 2003.

Find full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Macêdo, Bárbara Vitória Oliveira, Cleriston de Jesus Santos, Iara Silva Santos, Delfino Andrade Bernardo, Rafael Conceição de Jesus, Maria Andreilde Santos Freitas, Reidson Silva de Jesus, Cleiton Antônio de Oliveira, and Tiago de Melo Ramos. Natação: Contexto Histórico e Adaptação ao Meio Aquático. Edited by Cleiton Antônio de Oliveira and Tiago de Melo Ramos. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/538912.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Efeitos de um Programa de Psicomotricidade Relacional no Meio Aquático sobre o Comportamento Social em Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.228190908.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Lima, Tatiane do Nascimento, and Rogério Rodrigues Faria. Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-0.

Full text

Abstract:

O termo Bioma refere-se a uma área do espaço geográfico representada por um tipo uniforme de ambiente, dentro do qual é possível identificar características similares de macroclima, fitofisionomia, solo e altitude (WALTER, 1986). Dentro dessas áreas espécies surgiram e se desenvolveram em resposta à essas características do ambiente. Tal processo permite que por exemplo, dentro dessas áreas os vegetais apresentem aspectos, formas e processos fisiológicos característicos (CRAWLEY, 1989). Dessa maneira, a manutenção desses biomas, com suas características ambientais únicas, é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ali ocorrem (regulação climática, ciclo de matéria, segurança alimentar, entre outros) (PBMC/BPBES, 2018; JOLY et al., 2019). O Brasil é formado por seis grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal (IBGE, 2019). Dentro desses ambientes são encontrados uma grande diversidade de fauna e flora e características únicas de relevo e clima. Essa variedade de biomas está relacionada a grande extensão territorial do Brasil e a sua posição geográfica. Todas essas características fazem do Brasil o maior detentor de biota continental do mundo, sendo estimado um valor entre 15% e 20% das aproximadamente 1,5 milhões de espécies descritas no planeta. Só de plantas vasculares os números mais recentes citados são de 56108 espécies, com 12400 (22%) endêmicas. Esses dados representam aproximadamente 22% do total mundial (LEWINSOHN; PRADO, 2002; SHEPHERD, 2002; HUBBELL, 2008; GIAM et al., 2010). Dentro desse contexto, os biomas Cerrado e Pantanal se integram por meio dos rios que nascem nos planaltos do Cerrado. Esses rios contribuem na formação do Pantanal, nas planícies inundáveis da bacia do Paraguai (BRASIL, 2007). No Domínio Cerrado, a dinâmica ambiental é proveniente de uma marcada sazonalidade climática com duas estações bem definidas, o período seco e o período chuvoso (ASSAD, 1994; SILVA, 2011). Essa sazonalidade climática modifica constantemente as propriedades do solo, da flora e da paisagem e a reestruturação de muitas comunidades (AMARAL et al., 2013; MALHEIROS, 2016). No Pantanal as áreas conhecidas como planícies de inundação se caracterizam pela presença de hábitats que variam de aquáticos a terrestres, de acordo com o grau de comunicação com o rio principal (PAZ; TUCCI, 2010). Os ciclos de secas e cheias são um importante fenômeno hídrico para a região, criando um sistema complexo e dinâmico (JUNK; DA SILVA, 1999; RESENDE, 2008). O Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para a conservação, devido à riqueza biológica e à alta pressão antrópica a que vem sendo submetido (MYERS et al., 2000). O Pantanal, por sua vez, é reconhecido mundialmente pela abundância de sua fauna (MITTERMEIER et al., 1990; HARRIS et al., 2005) e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (BRASIL, 2018). O conhecimento dos aspectos que envolvem a fauna, a flora e as características dessas paisagens são de extrema importância para a sua conservação e preservação. As áreas de transição entre esses dois biomas, chamadas áreas de ecótono, se fazem presentes no estado do Mato Grosso do Sul. Nessa região, os biomas Cerrado e Pantanal possuem correlações quanto aos aspectos geomorfológicos e fitogeográficos (RODRIGUES et al., 2017). Na região o encontro entre o Planalto de Maracaju-Campo Grande e a Planície Pantaneira é uma área comum de elementos bióticos e abióticos entre o planalto e a planície (FILHO et al., 2009). A transição entre dois ecossistemas implica a existência de uma área com valores intermediários para diversos parâmetros ambientais (NEIFF, 2003). Por um lado, a área de transição pode gerar um aumento na biodiversidade, dado o fato dessas áreas apresentarem representantes de fauna e flora dos dois ecossistemas (VELOSO et al., 1991). Contudo, essas áreas de transição podem também representarem barreira ou área de isolamento com ecossistemas vizinhos (MALANSON, 1997). Desta forma, uma análise voltada para as áreas de ecótono entre esses dois biomas faz-se necessária, uma vez que a preservação de um depende da preservação do outro. Sobretudo para o entendimento de que essas paisagens de ecótono podem ser responsáveis pelo isolamento e amortecimento das alterações dentro dos biomas Cerrado e Pantanal. Este E-book traz estudos desenvolvidos na área de ecótono Cerrado Pantanal no município de Aquidauana (MS) e entorno. O município está localizado a 130 Km a oeste da capital Campo Grande. Aquidauana por se tratar de um município com influência dos biomas Cerrado e Pantanal, abriga uma grande biodiversidade, sendo citada pelo Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2002) como área prioritária para conservação da biodiversidade. Na mesma via, o município se destaca por sua vocação turística e agropecuária, o que demanda atenção, devido ao processo de intensa ocupação e exploração antrópica dos recursos naturais. Dessa maneira, o conhecimento de suas características ambientais e dos processos ecológicos desempenhados por sua fauna e flora contribuem para sua preservação e manutenção.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Meio aquático"

1

Marques, Luiz. "Colapso da biodiversidade no meio aquático." In Capitalismo e colapso ambiental, 429–60. Editora da Unicamp, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788526815032.0013.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Sousa, Priscila Afonso Rodrigues, and Luciana Melo Coelho. "CONTAMINANTES EMERGENTES: REMOVENDO ESTES POLUENTES DO MEIO AQUÁTICO." In Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 4, 138–48. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/978859788580391152-v4_cap10.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Nakagawa, David Américo, and Claudia Telles Benatti. "Sobrevivência e viabilidade de patógenos emergentes em meio aquático." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia – Volume 6. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-094-1.cap.23.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Ceron, Luciano Peske, and Marcelo Zaro. "CARACTERIZAÇÃO FISICO-MECÂNICA DE MATERIAL GEOTÊXTIL APLICADO NA SORÇÃO DE ÓLEOS EM MEIO AQUÁTICO." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia 2, 149–57. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.28619160416.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Cerqueira, Walter Ramos Pinto. "ECHINODERMATA PARA CRIANÇAS: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS SOBRE A CLASSE ASTEROIDEA NA CANTIGA “ESTRELA-DO-MAR” DO LIVRO/AUDIOLIVRO E CD “AQUÁTICO”." In Zoologia e Meio Ambiente, 89–98. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5502109029.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Bataglin, Pietro Diniz, Luise Franchi Rodrigues, Natany Masiero Piovesan, Jaqueline Fátima Biazus, Clandio Timm Marques, João Rafael Sauzem Machado, and Alethéia Peters Bajotto. "EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO EM MEIO AQUÁTICO NO RISCO DE QUEDA EM IDOSAS." In Políticas de Saúde para o Envelhecimento Populacional, 144–52. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.57119191215.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Biazus, Jaqueline de Fatima, Gabriele dos Santos Ibarro, Pietro Diniz Bataglin, Alethéia Peters Bajotto, Lilian Oliveira de Oliveira, Tiago José Nardi Gomes, Carla Mirelle Giotto Mai, Minéia Weber Blattes, Luiz Fernando Rodrigues Junior, and João Rafael Sauzem Machado. "AVALIAÇÃO DA FORÇA RESPIRATÓRIA EM IDOSAS DE UM GRUPO DEEXERCÍCIOS FÍSICOS EM MEIO AQUÁTICO." In Ciências da Saúde: Campo Promissor em Pesquisa, 41–51. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9812031015.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Limeira Pimentel, Cristine Helena, Maiara Gabrielle De Souza Melo, Thiago Leite De Melo Ruffo, and Ubiratan Henrique Oliveira Pimentel. "“ANÁLISE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ENCALHADOS NA COSTA LESTE DA ILHA DA RESTINGA ? CABEDELO/PB E SEUS EFEITOS NO AMBIENTE TERRESTRE E AQUÁTICO”." In Meio Ambiente e Saneamento Básico: impactos e desafios no Brasil. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200100114.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Carvalho, Carolina Tavares de, Robélio Mascoli Junior, and Juliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro. "RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS E SEUS IMPACTOS NOS AMBIENTES AQUÁTICOS." In Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 327–66. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.54319111127.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Aoki, Camila, Bruna Alves Coutinho, Crisley Helena Simão, Lenita da Silva Vieira Ximenes, Lidianei dos Santos Savala, Suzana Neves Moreira, and Vali Joana Pott. "MACRÓFITAS AQUÁTICAS DO ECÓTONO CERRADOPANTANAL." In Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural, 55–72. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-3.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Meio aquático"

1

Costa Júnior, Fernando Vieira, Rodrigo Costa, Sebastião Bruno Melo Paz, and RinaldoVieiradaS.Júnior. "Dispersão de material impactante em meio aquático: modelagem matemática e aproximação numérica - Lago Perucaba, Arapiraca-AL." In XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0068.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Ramos, Julia Kaori Kuriyama, Bruna Caroline Kotz Kliemann, José Daniel Soler Garves, Lidiane Franceschini, and Igor Paiva Ramos. "ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO DA DIETA, GUILDA TRÓFICA E AMPLITUDE DE NICHO TRÓFICO DE METYNNIS LIPPINCOTTIANUS (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE) ASSOCIADO A PISCICULTURA EM TANQUES-REDE." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1275.

Full text

Abstract:

Introdução: Associado a implementação de pisciculturas em tanques-rede, um input de matéria orgânica ocorre no ambiente aquático adjacente, influenciando a biota local, em especial a alimentação de peixes silvestres. Objetivo: Avaliar a influência desse modelo de cultivo sobre a composição alimentar, guilda trófica e amplitude de nicho trófico de Metynnis lippincottianus, espécie abundante no reservatório de Ilha Solteira, SP. Materiais e Métodos: Foram realizadas coletas em duas áreas amostrais (controle e tanque) em 2019. Vinte dois conteúdos estomacais na área tanque e 17 na área controle, foram quantificados por meio do método volumétrico. Resultados: Diferenças na dieta entre as áreas foram observadas (PERMANOVA, p<0,001). Macrófitas (20,4%), algas Cladophoraceae (20,3%) e Elodea sp. (17,7%), foram os principais itens consumidos na área controle, enquanto ração (46,7%) e Elodea sp. (23,4%) na área tanque. Os itens que mais contribuíram para diferença entre as áreas foram ração, Elodea sp., macrófita e as algas Ulthricaceae e Rhodophiceae (SIMPER). Na área controle, como os itens predominantes foram algas (48,2%) e macrófitas (41,4%), a espécie foi classificada como herbivora, enquanto na área tanque, observou-se tendência a herbivoria (24,7% alga e 23% macrófita), mas a maior predominância é de ração. A mediana da amplitude de nicho trófico (PERMDISP, p<0,001) também diferiu entre as áreas (tanque, 0,51; controle, 0,64), sendo menor na área tanque. Conclusão: Observou-se alterações na composição da dieta, com consequentes, mudanças na guilda trófica e amplitude de nicho trófico. Metynnis lippincottianus passou a consumir ração na área tanque, reduzindo assim o consumo da variedade de vegetais aquáticos, corroborando com a contração do nicho trófico. Por se tratar de um consumidor primário, a mudança na alimentação da espécie pode interferir na dinâmica da comunidade da biota aquática local e na ciclagem de nutrientes. Ainda, foi observada a presença de fragmentos de plásticos no estômago de alguns indivíduos. Tais resultados demonstram a influência negativa de atividades antrópicas sobre a ictiofauna local, ressaltando a importância de estudos sobre a ecologia trófica de espécies silvestres que forrageiam o entorno de tanques de cultivo.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Barradas, Fábio Kawaguchi, and Ana Lívia Cantuária Andrade. "DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO MEIO AQUÁTICO DA BAÍA DO GUAJARÁ COM A UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES DE QUALIDADE (IQA) E ESTADO TRÓFICO (IET) DA ÁGUA." In VII Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará, Chair Elzelis Muller da Silva. Universidade do Estado do Pará, 2018. http://dx.doi.org/10.31792/21759766.viisic.2018.456.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Kliemann, Bruna Caroline Kotz, José Daniel Soler Garves, Rosilene Luciana Delariva, Cristiéle Da Silva Ribeiro, and Igor Paiva Ramos. "ASPECTOS ALIMENTARES E FISIOLÓGICOS DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES SILVESTRES SOB INFLUÊNCIA DE PISCICULTURAS EM TANQUES-REDE." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1271.

Full text

Abstract:

Introdução: Diversos estudos demonstram as influências ambientais associadas a modelos de cultivos de peixe em tanques-rede dulcícolas, entretanto, os efeitos biológicos sobre a ictiofauna silvestre de reservatórios brasileiros. Objetivo: Avaliar possíveis influências de pisciculturas em tanques-rede sobre os aspectos alimentares e fisiológicos de duas espécies silvestres. Materiais e métodos: O conteúdo estomacal foi quantificado, por meio do método volumétrico e determinado a concentração de proteínas e lipídeos dos tecidos hepático e gonadal. Foram realizadas duas coletas em 2019 em duas áreas controle (CT) e três pisciculturas (TR). Resultados: A dieta das duas espécies diferiu entre as áreas (p<0,05). Geophagus sveni (onívora) consumiu principalmente Gastropoda (CT1; TR1), Diptera larva (CT2), detrito (CT1,2; TR2,3), ração (TR1,2) e vegetal aquático (TR3). Já Plagioscion squamosissimus (carnívora) consumiu principalmente peixe e Decapoda em todas as áreas. A mediana da amplitude de nicho trófico diferiu significativamente (p=0,001). Para G. sveni observou-se maior amplitude em TR (1,2,3) e para P. squamosissimus em CT2 e TR3. Com relação aos aspectos fisiológicos, observou-se diferença entre as áreas de amostragem apenas para proteína gonadal de G. sveni (p=0,004), com concentração mais alta em CT2 (p<0,05). Conclusão: Observa-se influência da piscicultura nos aspectos alimentares e fisiológicos principalmente da espécie onívora, que foi favorecida devido ao amplo espectro alimentar e o oportunismo trófico comumente observados em peixes onívoros. A influência sob os aspectos fisiológicos pode ser observada nas diferentes concentrações de proteínas gonadais entre as áreas. As altas concentrações em CT estão relacionadas ao período reprodutivo da espécie, o que seria esperado para TR, no entanto observou-se baixas concentrações nessa área. Infere-se que essas baixas concentrações então associadas as alterações histopatológicas devido ao alto teor proteico e lipídico da ração, que podem afetar a vitelogênese, e em última instância afetar a reprodução. Diante do exposto, as influências aqui relatadas enfatizam a importância dos estudos sobre a ictiofauna silvestre sob a influência da piscicultura em tanques-rede, levantando questionamentos acerca das mudanças ambientais que este modelo de criação promove no meio aquático e destacando a importância de programas de manejo sustentável.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Bonfim, Vinicius Cesar do, Bruna Caroline Kotz Kliemann, José Daniel Soler Garves, João Paulo De Arruda Amorim, and Igor Paiva Ramos. "INFLUÊNCIA DE PISCICULTURA EM TANQUES-REDE SOBRE A DIETA DE TRIPORTHEUS NEMATURUS (KNER, 1858) EM UM RESERVATÓRIO NEOTROPICAL." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1269.

Full text

Abstract:

Introdução: O sistema de pisciculturas em tanques-rede é um modelo de cultivo intensivo que apresenta um significativo crescimento no Brasil, beneficiado pela grande capacidade hídrica nacional. No entanto, a produção de peixes neste sistema apresenta aspectos que podem ser danosos ao meio aquático circundante, em especial à comunidade de peixes nativos. Objetivo: Avaliar os aspectos alimentares de Triportheus nematurus em áreas sem influência (CT) e sob influência de pisciculturas em tanques-rede (TR). Materiais e Métodos: Os peixes foram coletados em março e junho de 2019, com auxílio de redes de espera (Licença SISBio nº 64763-2, Autorização CEUA nº 006/2019; Cadastro SisGen A908D5F) no reservatório de Ilha Solteira, SP. O conteúdo estomacal de 57 indivíduos (41-CT e 16-TR) foi analisado, por meio do método volumétrico. Resultados: No geral, foram identificados 12 itens alimentares, dos quais Cladocera (36,91%) e Copepoda (30,11%) foram os principais na área controle e insetos terrestres (41,75%) e fragmentos de peixes (20,70%) na área tanque. Houve diferença significativa na dieta entre as áreas avaliadas (PERMANOVA, p=0,001), relacionadas aos fatores analisados (composição da dieta) (PERMDISP, p=0,211) e não a dispersão ou heterogeneidade das amostras. Copepoda (29,24%), insetos terrestres (24,75%) e Cladocera (13,94%) foram os itens que mais contribuíram para essa diferença (SIMPER). Conclusão: Não foram observadas influências diretas das pisciculturas na dieta da espécie, com o consumo de ração, por exemplo. No entanto, observou-se o consumo de fragmentos de peixes apenas na área tanque, o que pode indicar influência indireta da piscicultura devido à maior abundância de peixes no entorno dos tanques de cultivo, atraídos pela matéria orgânica disponível. Por fim, os resultados aqui apresentados podem contribuir com informações adicionais sobre as influências desse modelo de cultivo, auxiliando no desenvolvimento sustentável e econômico das pisciculturas em tanques-rede.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

CâmaraJúnior,EduardoP.M., LuizF.M.Vieira, and MarcosA.M.Vieira. "CoROA: Algoritmo para Coleta de Dados em Redes de Sensores Aquáticas Óptico-Acústicas." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2429.

Full text

Abstract:

Redes de sensores aquáticas são utilizadas para coleta de dados de ambientes aquáticos. Os nós dessas redes podem se comunicar utilizando comunicação óptica ou acústica e podem explorar o melhor de cada um dos meios de transmissão. Neste trabalho é proposto CoROA, um algoritmo para realizar coletas de dados com agregação em redes de sensores aquáticas ópticoacústicas. CoROA divide a rede em clusters, monta umaárvore de roteamento entre os líderes e utiliza agregação de dados para entregar os dados coletados ao nó coletor. Experimentos mostram que, comparado a um algoritmo de caminho mínimo, CoROA consegue ter um consumo energético menor, obter menores latências e um número maior de dados coletadas por hora pelo nó coletor.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Prado, Débora Pereira Gomes do, Benílton Alves Rodrigues Júnior, Vanessa Oliveira Lopes De Moura, Hanstter Hallison Alves Rezende, and Andressa Rodrigues Lopes. "IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CONTROLE DE DOENÇAS PARASITÁRIAS." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1515.

Full text

Abstract:

Introdução: A água destinada ao consumo humano deve atender aos procedimentos de controle, vigilância e de potabilidade, conforme definidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde. A falta de saneamento básico pode propiciar a presença de agentes patogênicos causadores de doenças de veiculação hídrica, favorecendo o desenvolvimento de várias infecções, como diarreia e parasitoses intestinas. As doenças parasitárias, transmitidas principalmente por meio de água e alimentos contaminados, são consideradas um dos principais problemas de saúde pública mundial. Os parasitos encontram-se dispersos em diversos ambientes, podendo ter relação com saneamento inadequado e má distribuição de água potável, associados ao processo de urbanização desordenado. Objetivos: Identificar as principais parasitoses de veiculação hídrica, os impactos causados na saúde pública e a importância do monitoramento da qualidade da água. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativo. Os artigos foram obtidos através das plataformas online Google Acadêmico, SciELO e PubMed, publicados entre os anos de 2010 a 2020. Como descritores utilizou-se doenças parasitárias, água para consumo humano e transmissão hídrica. Resultados: Dentre as helmintíases, destaca-se a esquistossomose, doença endêmica diretamente relacionada à falta de saneamento básico. Giardia sp e Cryptosporidium sp são protozoários causadores da giardíase e criptosporidiose respectivamente, de ampla distribuição e relevante quadro diarreico persistente, sobretudo em crianças, que se multiplicam no trato gastrointestinal de seres humanos e outros animais. Estes são capazes de sobreviver por longos períodos em meio aquático, sendo que, cistos de Giardia e oocistos de Cryptosporidium, são resistentes ao tratamento convencional da água. Conclusão: Visto que, o saneamento é uma medida de promoção à saúde pública e as parasitoses intestinais estão associadas a fatores como precárias condições sanitárias, contaminação do solo e da água, consumo de alimentos e água contaminados, entre outros fatores relevantes para a saúde pública, faz-se necessário um monitoramento rigoroso do tratamento da água para consumo humano e implementação de medidas no controle de parasitos de veiculação hídrica, principalmente aos resistentes aos tratamento convencionais de potabilidade da água. Assim, evitará infecções que possam gerar danos à saúde, garantindo melhoria da qualidade de vida da população.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Albuquerque, Andréa, José Santos, Sidinéia Amadio, Cláudia Deus, Maria Corrêa, and Jansen Zuanon. "e-DIVA: Uma Infraestrutura Computacional para Gestão de Dados do Programa PELD." In X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2019.6420.

Full text

Abstract:

Com o propósito de identificar os impactos da variação climática na vida aquática da várzea da Amazônia Central, foi proposto um novo sítio do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração: Diversidade da Várzea (PELD-DIVA). Este trabalho apresenta a infraestrutura computacional e-DIVA, que constitui um processo de integração de diversas bases de dados ictiológicas referentes a diferentes sítios de pesquisa, além de oferecer uma arquitetura computacional para gestão e análise dos dados relacionados ao Programa.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Carvalho, Raquel Luize de, Amanda Garcia, Dienifer Bunde, Robson Andreazza, and Ana Paula Pinto. "ESTUDO DA PRESENÇA DE RIZOBACTÉRIAS RESISTENTES AO CROMO EM HYMENACHNE GRUMOSA (NEES) ZULOAGA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1690.

Full text

Abstract:

Introdução: O Cromo (Cr) é um metal pesado encontrado naturalmente no meio ambiente, em quantidades traço, na forma de Cr (III). O Cr (VI), comprovadamente cancerígeno, ocorre principalmente através da oxidação do Cr (III) durante alguns processos industriais. O Cr acaba sendo descartado em grandes quantidades como resíduo industrial, na maioria das vezes sem um tratamento adequado, tornando-se um contaminante altamente prejudicial. A biorremediação, uma alternativa sustentável de descontaminação, ocorre através de microrganismos que possuem o potencial de sobreviver a ambientes contaminados e que desenvolvem mecanismos para evitar a toxicidade dos elementos aos quais estão expostos. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo verificar a presença e analisar o potencial de crescimento e de remoção de cromo das bactérias resistentes existentes nas raízes de Hymenachne grumosa. Esta macrófita aquática encontrada no Arroio Santa Bárbara (Pelotas, RS, Brasil), apresentou características favoráveis quanto à remediação de Cr em pesquisas anteriormente realizadas para avaliação da qualidade da água no local. Material e métodos: Com as raízes da macrófita selecionada foram realizados testes em meios contendo cromo para verificar a presença de bactérias resistentes. As colônias morfologicamente distintas encontradas foram isoladas e purificadas, a fim de analisar a capacidade de crescimento, através da relação da biomassa (OD600nm) e a contagem das UFC, e também de remoção de Cr, considerando condições como temperatura e tempo de incubação, pH e concentração de Cr no meio. Resultados: As 10 colônias encontradas foram caracterizadas e constatou-se que todas possuem a capacidade de se desenvolverem em meio contendo 50mg.L-1 de cromo e pH 7, incubadas a 30°C por 24h, além de possuírem capacidade de remoção de Cr do meio. Conclusão: Microrganismos encontrados em ambientes contaminados por metais são naturalmente resistentes a tais metais e as bactérias empregam diferentes mecanismos de resistência para superar a toxicidade de Cr no meio ambiente. A variação em diferentes parâmetros físicos, químicos e ambientais afetam a eficiência do processo de biorremediação, tendo impacto direto no sucesso desta técnica. Assim, análises referentes às condições ótimas das bactérias encontradas ainda necessitam ser realizadas, a fim de otimizar a capacidade de remoção deste metal de meios contaminados.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Almeida,ThalesT., Lucas Brangança, Rafael Antônio, Francisco Lima, MarcosA.M.Vieira, JoseG.R.Júnior, LuizF.M.Vieira, and JoséA.M.Nacif. "Avaliação de Desempenho na Comunicação em Redes Acústicas Aquáticas Utilizando Modems Reais de Baixo Custo." In VIII Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2016.9442.

Full text

Abstract:

Redes aquáticas possuem diversas aplicações potenciais, como preservação do ecossistema e prevenção de desastres ambientais. Como sinais de radio-frequência são rapidamente absorvidos debaixo d’água, estas redes utilizam o sinal acústico como sistema de comunicação. Comparada com redes terrestres, redes acústicas possuem características únicas, como baixa largura de banda, alta latência e grande atraso de propagação. Com tantas restrições, deve-se ressaltar a influência exercida por modems acústicos, cujas características podem afetar o desempenho da rede. Uma vez que modems de baixo custo são mais acessíveis, se faz necessária uma boa compreensão acerca de seu funcionamento. Este artigo tem por objetivo analisar a performance da comunicação acústica a partir da comparação entre as taxas de transmissão teóricas e reais obtidas por um modem de baixo custo. Experimentos reais foram realizados, onde foi possível identificar o comprometimento nas taxas de transmissão, deteriorada pelos efeitos dos atrasos de propagação no meio.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

You might also be interested in the extended bibliographies on the topic 'Meio aquático' for particular source types:

Journal articles Dissertations / Theses

We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography
Bibliographies: 'Meio aquático' – Grafiati (2024)

References

Top Articles
Macaque As A Pet: Profile, Care, Health, Feeding, Nutrition - Primates Park
Tamilyogi VPN Unveiled: Your Gateway To Unrestricted Tamil Entertainment
Dragon Age Inquisition War Table Operations and Missions Guide
Jordanbush Only Fans
سریال رویای شیرین جوانی قسمت 338
Trade Chart Dave Richard
Emmalangevin Fanhouse Leak
Cape Cod | P Town beach
U.S. Nuclear Weapons Complex: Y-12 and Oak Ridge National Laboratory…
3656 Curlew St
104 Presidential Ct Lafayette La 70503
Pittsburgh Ultra Advanced Stain And Sealant Color Chart
Www Craigslist Com Phx
Lancasterfire Live Incidents
111 Cubic Inch To Cc
Red Devil 9664D Snowblower Manual
Army Oubs
Lista trofeów | Jedi Upadły Zakon / Fallen Order - Star Wars Jedi Fallen Order - poradnik do gry | GRYOnline.pl
Synergy Grand Rapids Public Schools
Hdmovie2 Sbs
2011 Hyundai Sonata 2 4 Serpentine Belt Diagram
Creed 3 Showtimes Near Island 16 Cinema De Lux
Umn Biology
Jackass Golf Cart Gif
Lininii
Sam's Club Gas Price Hilliard
35 Boba Tea & Rolled Ice Cream Of Wesley Chapel
October 19 Sunset
Teenage Jobs Hiring Immediately
De beste uitvaartdiensten die goede rituele diensten aanbieden voor de laatste rituelen
AsROck Q1900B ITX und Ramverträglichkeit
Empire Visionworks The Crossings Clifton Park Photos
Levothyroxine Ati Template
Dr Adj Redist Cadv Prin Amex Charge
Jack In The Box Menu 2022
Panorama Charter Portal
Lake Andes Buy Sell Trade
Vindy.com Obituaries
Todd Gutner Salary
Content Page
Ucla Basketball Bruinzone
Craigslist Mendocino
UWPD investigating sharing of 'sensitive' photos, video of Wisconsin volleyball team
Jimmy John's Near Me Open
Motorcycles for Sale on Craigslist: The Ultimate Guide - First Republic Craigslist
Wisconsin Volleyball titt*es
Used Sawmill For Sale - Craigslist Near Tennessee
Barback Salary in 2024: Comprehensive Guide | OysterLink
60 Second Burger Run Unblocked
Campaign Blacksmith Bench
Att Corporate Store Location
Predator revo radial owners
Latest Posts
Article information

Author: Maia Crooks Jr

Last Updated:

Views: 5991

Rating: 4.2 / 5 (63 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Maia Crooks Jr

Birthday: 1997-09-21

Address: 93119 Joseph Street, Peggyfurt, NC 11582

Phone: +2983088926881

Job: Principal Design Liaison

Hobby: Web surfing, Skiing, role-playing games, Sketching, Polo, Sewing, Genealogy

Introduction: My name is Maia Crooks Jr, I am a homely, joyous, shiny, successful, hilarious, thoughtful, joyous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.